QUEDAS DE CABELO NAS ESTAÇÕES DO ANO

0
37

Você já reparou que em certas estações do ano a queda de cabelo fica mais visível? Sabe o motivo disso ocorrer? Iremos lhe esclarecer essas questões, para que você aprenda a se prevenir a queda de cabelo acentuada.

Diariamente perdemos uma quantidade de fios de cabelo razoáveis, porém não faz diferença já que o processo de crescimento se equilibra.

Assim, o cabelo tem um ciclo de desenvolvimento definido, sendo que durante a fase do crescimento leva-se entre 2 a 8 anos para a construção dos novos fios, tempo variável de pessoa para pessoa, de acordo com o seu organismo.

Na última fase, cerca de 10% do fios entram em uma fase de repouso, que pode durar em média 3 meses. Nesse período do ciclo capilar, chamado fase telógena, é quando efetivamente ocorre a queda dos fios de cabelo e por isso as quantidades mencionadas, uma vez que os fios se desprendem da raiz e caem.

Contudo, cada fio capilar possui seu próprio controle sobre a passagem pelas sucessivas fases do ciclo do pelo, desde o crescimento até a queda. Algumas condições podem influenciar esses ciclos, como as alterações hormonais, deficiências nutricionais, problemas de caspa e dermatites seborreias no couro cabeludo, entre outras que provocam danos na evolução do ciclo capilar e provocam as quedas de cabelo.

– QUAL A RELAÇÃO DA QUEDA DOS CABELOS COM AS ESTAÇÕES DO ANO?

Uma pesquisa cientifica realizada em Zurique, na Suíça, avaliou cerca de 823 mulheres, todas sem problemas de saúde ou com causas aparentes para aumento da queda de cabelos. A avaliação durou um período de 6 anos.

Para a determinação dos resultados, as pacientes do estudo foram avaliadas periodicamente com exames de sangue e do cabelo, chamado tricograma. A análise dos resultados sugere que uma maior quantidade de fios entrem em fase de repouso durante o verão, fazendo com que a queda ocorra mais no início do outono. Um segundo pico, porém menos pronunciado, foi observado na primavera.

Ainda nessa linha de pesquisa, outro estudo, publicado no British Journal of Dermatology, acompanhou 10 homens, com ou sem alopecia (calvície genética), durante um período de 8 a 14 anos, documentando os resultados também por meio de tricogramas. A análise a longo prazo também mostrou uma periodicidade da queda capilar, com mais fios entrando em fase de repouso, que antecede a queda em até 3 meses, no final do verão e início do outono.

Nessas duas pesquisas foi possível observar a tendência da maior incidência de queda dos cabelos durante a estação do outono e por isso é preciso ficar atento, evitando ao máximo agravar essa situação, tomando os devidos cuidados.

– ENTENDA O MOTIVO DA QUEDA DE CABELO CONFORME A ESTAÇÃO DO ANO

Algumas hipóteses científicas são levantadas sobre essa associação entre a queda capilar e as estações do ano.

A teoria evolucionista defende que o aumento da queda no outono se dá como uma ação natural do organismo, para que se tenha mais fios no inverno. Assim, nesse período de maior frio, as pessoas podem se proteger melhor do frio com a troca de cabelo. Dessa forma, o aumento da queda capilar no início do verão e outono serviria para refrescar a temperatura corporal durante esse período mais quente.

Outra explicação seria acerca da teoria biológica, relacionando a queda de cabelos à melatonina. A melatonina é o hormônio que regula o ciclo do sono-vigília. Sua produção aumenta à noite e diminui durante o dia. Como o inverno tem dias mais curtos e noites mais longas, haveria aumento da melatonina nesse período e menor queda de cabelos. No verão ocorreria justamente o contrário.

A terceira hipótese coerente com o assunto seria com relação à incidência solar, pois como o Sol é mais intenso no verão, se induz à uma maior queda de cabelos nesse período, já que a radiação solar mais intensa causaria maior inflamação dos folículos, agravada pelo suor e pelo estresse dessa estação, ocasionando à uma maior perca no número de fios de cabelo.

– SAIBA O QUE FAZER COM A QUEDA DE CABELOS NESSAS ESTAÇÕES DO ANO

Como foi visto, as pesquisas indicam uma maior incidência da queda dos fios durante o outono e verão, costumando ser algo passageiro e com rápida reposição dos fios. Por isso, ela não deve causar grande preocupação, devendo ser vista como um processo natural do organismo.

Porém, para enfrentar essa fase e ajudar seus cabelos a superarem esse período de queda capilar, tome os cuidados necessários para não agravar esse processo, como mantendo uma boa rotina de descanso, alimentação adequada, prática de exercícios físico e ainda a ingestão de suplementos vitamínicos que reponham os nutrientes necessários para um bom crescimento dos fios de cabelo. O Doutor Lucas Fustinoni traz em seu vídeo informações complementares ao que abordamos nesse artigo. Vale a pena assistir!



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here